9º Conferência Nacional sobre Redes de Computadores

lunes, 25 de mayo de 2009

9º Conferência Nacional sobre Redes de Computadores
(CRC 2009)



15 a 16 de Outubro de 2009 (Quinta a Sexta-feira)
Instituto Superior Técnico, campus do TagusPark
Porto Salvo, Oeiras
http://crc2009.inesc-id.pt/

INFORMAÇÃO GERAL
A Conferência sobre Redes de Computadores (CRC 2009) é a 9º edição de uma série de sucesso iniciada em 1998 em Coimbra. Nos anos seguintes a conferência teve lugar de Norte a Sul do país, passando por Évora, Viseu, Covilhã, Faro, Bragança, Leiria e Portalegre, onde decorreu a
última edição em 2005. De âmbito nacional, a CRC tem sido um veículo preferencial para a divulgação em lingua portuguesa de trabalhos na área das redes de computadores, permitindo um partilhar de experiências e a descoberta de interesses comuns entre uma comunidade nacional que muitas vezes apenas se encontra em conferências no estrangeiro. Após um
interregno de alguns anos, a edição de 2009 da CRC vem recupera esta tradição.

Organizada pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento (INESC-ID) e pelo Instituto Superior Técnico (IST), a CRC 2009 terá lugar no campus do IST no Tagus Park, Porto Salvo, Oeiras.

Fórum de partilha de experiências no desenvolvimento e utilizaçãodas redes de comunicação entre a academia e a industria nacional, a CRC 2009 proporciona ainda uma excelente oportunidade para a divulgação de trabalhos de mestrado no âmbito do Processo de Bolonha.


TÓPICOS DE INTERESSE
Os tópicos de interesse incluem mas não estão limitados a:

*Aplicações e serviços
Qualidade de serviço, protocolos e aplicações multimédia, IPTV, arquitecturas e protocolos web, redes overlay, peer-to-peer, gestão de rede, aplicações e serviços baseados em contexto, serviços de localização, distribuição de conteúdos, avaliação de desempenho em redes protótipo, serviços Web, descoberta de serviços e dispositivos, redes de domótica, comércio electrónico.
*Redes móveis e sem fios
Redes Ad hoc, redes de sensores, redes pessoais, nano-networks, redes mesh, redes veiculares, modelação e avaliação de desempenho, acesso de banda larga sem fios, gestão de localização, mobilidade, modelos de mobilidade, arquitecturas cross-layer, protocolos para redes sem fios,
redes auto-organizáveis, encaminhamento e escalonamento, sincronização, tolerância a falhas e recuperação, gestão de energia e de potência.
*Internet da próxima geração
Arquitecturas all-IP, redes IP de próxima geração, redes ópticas, RF-IDs, redes de acesso de banda larga, redes virtuais, redes activas, desenho e optimização de redes, modelação e simulação de redes, descoberta e caracterização de topologia, medidas e análise de tráfego,
controlo de congestão, alocação de recursos e controlo de admissão, engenharia de tráfego, encaminhamento, escalonamento, normalização e políticas de gestão de telecomunicações, disponibilidade e robustez.
*Segurança e privacidade
Autenticação, autorização, privacidade, anonimato, confiança, modelos de segurança, infraestruturas, arquitecturas, protocolos, políticas, gestão de chaves, ataques e contra-medidas.

INFORMAÇÃO AOS AUTORES
São aceites comunicações de trabalhos originais, que não foram publicados, aceites para publicação ou se encontrem em processo de revisão noutras conferências. Os artigos podem ser escritos em língua portuguesa ou inglesa, não podendo exceder as 6 páginas no total.
Apenas serão considerados artigos em formato PDF, devendo ser seguidas as instruções de formatação a duas colunas do IEEE, disponíveisem http://www.ieee.org/web/publications/authors/transjnl/index.html.


DATAS IMPORTANTES
Data de submissão: até 3 de Julho de 2009
Notificação aos autores: 15 Setembro de 2009
Versões finais e registo: até 25 de Setembro de 2009
Data de realização: 15-16 de Outubro de 2009

Publicado por unimauro en 13:50  
0 comentarios

Publicar un comentario