CFP: I SCA - Simpósio de Computação Aplicada 2009
jueves, 21 de mayo de 2009
Simpósio de Computação Aplicada
** Primeira Chamada de Trabalhos **
I SCA - Simpósio de Computação Aplicada (SCA2009)
22 - 25 de Setembro 2009, Passo Fundo, Brasil
** Primeira Chamada de Trabalhos **
I SCA - Simpósio de Computação Aplicada (SCA2009)
22 - 25 de Setembro 2009, Passo Fundo, Brasil
Web Site: http://www.upf.br/sca/index.
A 1a edição do Simpósio de Computação Aplicada (SCA'2009) -- antigo SIPM -- é um evento que marca os 25 anos do Curso de Ciência da Computação da Universidade de Passo Fundo e que conta com o apoio da SBC (Sociedade Brasileira de Computação). "Computação a serviço do desenvolvimento social e econômico" é o tema principal do SCA2009. O principal objetivo do SCA é divulgar a produção científica nacional nas áreas de computação aplicada, principalmente, à educação, ciências exatas, agricultura e saúde, por meio de um ambiente da troca de experiências e ideias entre profissionais, estudantes e pesquisadores nacionais e estrangeiros.
*TÓPICOS DE INTERESSE:*
O SCA está organizado em dois principais grupos de interesse:
- Modelos e métodos computacionais aplicados
- Metodologias e tecnologias educacionais
O grupo de *Modelos e métodos computacionais aplicados* visa a divulgação de pesquisas, técnicas e metodologias computacionais fundamentado em estudos científicos, básicos e/ou aplicados, e em princípios matemáticos e computacionais, para a análise e resolução de problemas de *natureza multidisciplinar*, em especial nas áreas de ciências exatas, agrárias e da saúde.
Os tópicos do grupo incluem (não são limitados a):
- Computação Científica;
- Modelagem e Simulação;
- Modelos de Aprendizagem de Máquina;
- Gestão de Dados;
- Linguagens de programação.
O grupo de *Metodologias e tecnologias educacionais* visa a divulgação de pesquisas, técnicas e metodologias computacionais fundamentado em estudos científicos, básicos e/ou aplicados, de tecnologias computacionais com vistas à qualificação do processo de aprendizagem.
Os tópicos do grupo incluem (não são limitados a):
- Educação a distância;
- Inclusão digital e software livre na educação;
- Inteligência artificial aplicada à educação;
- Objetos educacionais digitais;
- Avaliação de sistemas educacionais
*FORMATOS DE SUBMISSÃO*
O SCA aceitará duas categorias de submissão:
- Artigo completo: trabalhos com contribuição científica relevante. (15 páginas)
- Pôster de IC: trabalhos desenvolvidos por alunos de iniciação científica (IC) ou graduação (TC) com mérito técnico-científico. (2 páginas)
Os artigos submetidos ao SCA devem ser originais, não podendo ter sido submetidos simultaneamente a outras conferências ou periódicos, nem ter sido publicados. A aceitação de um artigo implica que ao menos um dos autores se inscreva no simpósio e o apresente durante a programação organizada. Os artigos serão avaliados segundo critérios específicos de cada grupo entre os quais se incluem originalidade, relevância, correção e clareza da apresentação. Os artigos submetidos deverão observar o limite máximo de 15 páginas (artigo completo) e 2 páginas (pôster), com fonte tamanho 12 pt, espaçamento de linha 1,5 e coluna simples, seguindo o formato padrão disponibilizado pela SBC para artigos dos seus eventos em http://www.sbc.org.br/sbc/
*DATAS IMPORTANTES*
Submissão de artigos (completo): 30 de junho
Submissão de pôsters: 30 de junho
Notificação de aceitação: 30 de julho
Envio da versão final: 15 de agosto
Dúvidas sobre submissão de artigos:
Carina F. Dorneles (dorneles@upf.br)
Coordenadora do CP
*COMITÊ DE PROGRAMA*
Adriano Teixeira - Universidade de Passo Fundo (UPF)
Ana Bertoletti De Marchi - Universidade de Passo Fundo (UPF) Andre Zanki Cordenonsi - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Andrea Charao - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Benjamin Callejas Bedregal - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Carina F. Dorneles - Universidade de Passo Fundo (UPF) - Coordenadora do CP
Carlos Holbig - Universidade de Passo Fundo (UPF)
Carlos Zeve - Universidade Luterana do Brasil (Ulbra)
Carolina Minte-Vera - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Clyde Fraisse - University of Florida (UFL)
Daniela Buske - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
Deise Saccol - Universidade Federal dos Pampas (UNIPAMPA)
Edson Padoin - Universidade de Ijuí (Unijuí)
Graçaliz Dimuro - Universidade Católica de Pelotas (UCPel)
Italo Dutra - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
José Maurício Fernandes - Embrapa Trigo
Juliano Tonezer da Silva - Universidade de Passo Fundo (UPF)
Julio Bertolin - Universidade de Passo Fundo (UPF)
Karin Becker - Quality Knowledge
Lea Fagundes - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Lucimar de Carvalho - Universidade de Passo Fundo (UPF)
Marco Trentin - Universidade de Passo Fundo (UPF)
Marcus Basso - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Maria Helena Bonilla - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Marlise Geller - Universidade Luterana do Brasil (Ulbra)
Márcia Cristina Moraes - Pontifícia Universidade Católica (PUCRS)
Mirella Moro - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Patricia Alejandra Behar - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Rejane Frozza - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
Renata Galante - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Renata Hax Sander Reiser - Universidade Católica de Pelotas (UCPel)
Renato Fileto - Universidade Federal de Santa Catarian (UFSC)
Ronaldo Mello - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Roseclea Duarte Medina - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Sílvio Cazella - Universidade do Vale dos Sino (Unisinos)
Silvia Modesto Nassar - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Vanessa Braganholo - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Willingthon Pavan - Universidade de Passo Fundo (UPF)
0
comentarios
Suscribirse a:
Enviar comentarios (Atom)