CFP REVISTA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

domingo, 14 de marzo de 2010

REVISTA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
(RBIE)

http://www.br-ie.org/rbie
==============================
======================
A REVISTA ADORA UM REGIME DE TEMPO CONTINUO PARA 2010
====================================================
A RBIE é uma publicação mantida pela Comissão Especial de Informática
na Educação (CEIE) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
A partir de 2010, utilizará o processo de submissão de artigos em
***tempo contínuo***. A revista terá 4 números por ano, assim
distribuidos:

Numero 1: Publicação no site em Maio/2010 (Melhores trabalhos do
concurso de Teses e Dissertações do SBIE e WIE)

Numero 2:
Data limite de envio para sair na edição N2: 30/Abril de 2010
Publicação no site em Julho/2010

Numero 3:
Data limite de envio para sair na edição N3: 30/Julho de 2010
Publicação no site em Setembro/2010

Numero 4:
Data limite de envio para sair na edição N4: 30/Outubro de 2010
Publicação no site em Dezembro/2010

A revista busca reunir os trabalhos dos profissionais e pesquisadores
na área de Informática na Educação, procurando disseminar métodos e
técnicas para o uso efetivo da informática no processo educativo, de
acordo com a realidade brasileira.
A RBIE abre espaços para: Tutoriais, Resenhas e Artigos Técnicos

Tutoriais:
Trabalhos cujo principal objetivo é introduzir de forma didática um
tema específico relacionado a IE. Este tipo de trabalho visa cobrir o
estado da arte oferecendo ao leitor uma visão geral sobre os principais
tópicos de pesquisa na área e apontando e promovendo pesquisas futuras e
em andamento. Tutoriais são uma forma efetiva de educar e difundir
conhecimento para um grupo de leitores que não conhecem o tema em
questão.

Resenha:
É um texto que, além de resumir o objeto, faz uma avaliação sobre ele,
uma crítica, apontando os aspectos positivos, negativos e trazendo uma
visão de futuro da área em estudo. Trata-se, portanto, de um texto de
informação e de opinião, também denominado de recensão crítica.

Artigos Técnicos:
Sao trabalhos que expõe resultados de pesquisas na área de Informática
na Educação, destacando as contribuições nas áreas da Computação e
Educação, contemplando o momento atual de uma tecnologia,
ferramentas, ambientes, sua evolução, arquiteturas, modelos,
aprendizado, e demarcacão de tendências, com a indicacão de novos campos
de pesquisa.

Por Edição serão publicados somente um tutorial e uma resenha.
Os principais objetivos da revista são:
- Estimular a produção científica em nível de graduação e pós-
graduação na área de Aprendizado Enriquecido por Tecnologia;
- Divulgar a produção científica dos grupos de pesquisa vinculados às
instituições de ensino que trabalham com Informática na Educação;
- Propiciar um espaço de reflexão acerca das questões do cotidiano da
prática de ensino mediada pelo computador;
- Aprofundar o conhecimento dos temas relacionados às linhas de
pesquisa dos Programas de Pós-Graduação vinculados à área;
- Divulgar produtos de Informática aplicáveis à Educação.
===============================================
Submissões e Revisões
===============================================
IMPORTANTE: O autor deve se cadastrar no sistema antes do processo de
submissão de artigos!

Os autores estão convidados a submeter artigos originais, destinados
exclusivamente à revista, contendo resultados conclusivos de suas
atividades de pesquisa relacionados à Informática na Educação. Todos os
trabalhos submetidos à publicação na Revista serão avaliados por
pelo menos três membros do Corpo Editorial da RBIE.
Para submeterem seus artigos, os autores devem usar o sistema da RBIE
através do link a seguir < http://www.br-ie.org/rbie>, na seção
“Informações para autores”.
Os artigos devem estar escritos em português, espanhol ou inglês, e
deverão conter no máximo 20 páginas.
***************************************************
Os artigos devem seguir a formatação da RBIE disponível em:
http://www.br-ie.org/rbie , na seção “Informações para autores”
****************************************************
Na submissão inicial será aceito apenas o formato PDF e na versão final
(após aceitação para revista) apenas o formato DOC.
Maiores detalhes sobre o processo de submissão podem ser encontrados em
http://www.br-ie.org/rbie
===============================================
Tópicos de Interesse
===============================================
Os tópicos e tecnologias relevantes para a revista incluem:
- Ambientes Interativos de Aprendizagem
- Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador
- Arquiteturas para Software Educativo
- Aspectos Sociais da Informática na Educação
- Avaliação e Desenvolvimento de Software Educativo
- Comunidades Virtuais de Aprendizagem
- Computação Afetiva em Ambientes de Aprendizagem
- Escolas e Laboratórios Virtuais
- Experiências de Uso da Internet em Escolas
- Formação de Recursos Humanos para Informática na Educação
- Fundamentos Pedagógicos e Psicológicos de Informática na Educação
- Hipermídias Adaptativas Aplicadas à Educação
- Informática na Educação Especial
- Informática na Sala de Aula
- Informática no Currículo Escolar
- Inteligência Artificial Aplicada à Educação
- Métodos e Padrões para Artefatos Educacionais
- Métodos e Processos de Engenharia de Software Aplicados ao
Desenvolvimento de Ambientes Educacionais
- Modelagem Cognitiva Aplicada à Informática na Educação
- Políticas para Informática na Educação
- Realidade Virtual na Educação
- Simuladores e Jogos Educativos
- Suporte Computacional à Aprendizagem Organizacional
- Ambientes e Metodologias de Autoria de Atividades de Aprendizagem
- Acessibilidade em Software Educativo e Ambientes de Aprendizagem
- Qualidade de Interação em Software Educativo e Ambientes de
Aprendizagem

0 comentarios

Publicar un comentario